Prevalência de sintomas gastrintestinais na infecção por Covid-19

A disseminação mundial de Covid-19 infectou milhões de pessoas, e a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) vem acompanhando as frequentes alterações nas condições clínicas desses pacientes. Entre elas, sintomas gastrintestinais e função hepática alterada.

Uma revisão de literatura, que utilizou PubMed, Ovid Embase, Medline e duas bases chinesas de dados, foi publicada neste ano e mostrou que os sintomas gastrintestinais mais significativos em pacientes com Covid-19 foram diarreia (0,08, 95% CI: 0,06-0,11) e anorexia (0,17, 95% CI: 0,06-0,27). Nessa revisão, foram incluídos 31 estudos, envolvendo 4.682 pacientes.

Já a função hepática que teve alteração mais significativa se refere ao aumento de alanina amino-transferase – ALT (0,25, 95% CI:0,16-0,33). Um total de 5% dos pacientes apresentou doenças do aparelho digestivo, e 3% apresentaram doença hepática. Destaca-se que a prevalência de náuseas e vômitos, de função hepática alterada e das doenças hepática e do aparelho digestivo foram maiores no grupo de Wuhan (China), enquanto a prevalência de diarreia teve mais força no grupo de não-chineses. Pacientes graves em unidades de terapia intensiva estavam com maior probabilidade de ter diarreia, anorexia, dor abdominal e aumento de aspartato amino-transferase (AST) e ALT.

Após cuidadosa análise dos dados e comparação estatística, concluíram que os sintomas gastrintestinais mais significativos foram anorexia e diarreia, e a alteração hepática de maior relevância foi a elevação de ALT.  Pacientes graves apresentaram probabilidade maior de ter sintomas gastrintestinais e função hepática alterada.

Fonte: Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG)