O que é bom para combater a azia e o refluxo? Mitos e verdades na hora de tratar esses sintomas
Entenda como a alimentação pode contribuir com o alívio desses sintomas e quais são os hábitos que ajudam(...)
Para pacientes que já foram submetidos à cirurgia bariátrica e tiveram reganho de peso após dois anos, a técnica endoscópica plasma de argônio é indicada para reduzir a saciedade. Por meio desse procedimento, realiza-se uma fulguração na anastomose para diminuir o diâmetro e, assim, induzir o paciente a comer menos.
São necessárias três sessões para atingir o resultado esperado. É um procedimento rápido, com baixo índice de complicações e realizado na própria clínica, ou seja, sem internação. O paciente tem alta no mesmo dia.
Mas, atenção: a técnica é indicada somente para quem realizou a cirurgia bariátrica da modalidade Bypass. Ainda, o paciente precisa apresentar anastomose alargada, o que é verificado a partir de uma endoscopia prévia.
Após o procedimento, o paciente deve seguir uma dieta específica por, pelo menos, 20 dias, além de usar corretamente os medicamentos prescritos para auxílio da cicatrização.
Para que a perda de peso seja saudável e duradoura, é indicado associar ao tratamento sessões com nutricionista e psicólogo, a fim de corrigir possíveis distúrbios alimentares.
O plasma de argônio também pode ser aplicado em outros casos na endoscopia digestiva, como dissecção de tumores, cauterização de lesões no trato digestivo e hemostasia.
Lembre-se que apenas médicos endoscopistas treinados na técnica devem aplicar o procedimento. Para mais informações, entre em contato com a ProctoGastroClínica pelo telefone (16) 3519 4444. Em Ribeirão Preto (SP), a clínica está localizada na Rua Eliseu Guilherme, 9.