Endoscopia Digestiva Alta
A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é um exame que objetiva diagnosticar e tratar as doenças mais comuns do sistema digestivo superior. O procedimento também pode ser chamado de esofagogastroduodenoscopia, já que é um exame endoscópico que permite a visualização direta do interior do esôfago, estômago e duodeno.
O exame é realizado com um aparelho chamado de endoscópio, um longo e fino tubo flexível com uma câmera na extremidade, que permite a visualização e gravação do interior dos órgãos digestivos. Os mais atuais têm alta definição de imagem e resolução.
A endoscopia digestiva é realizada para observar e filmar o interior do esôfago, estômago e duodeno. Também pode ser usada para biópsias e tratamento de doenças como úlceras ou varizes sangrantes, dilatações do sistema digestivo e retirada de pólipos.
Por meio do endoscópio é possível introduzir uma série de ferramentas, como pinças de biópsia, laços, agulhas, sondas para escleroterapia ou eletrocautério, balão para dilatação, redes e cestos. Assim, vários procedimentos podem ser realizados durante uma endoscopia digestiva alta.