O que é bom para combater a azia e o refluxo? Mitos e verdades na hora de tratar esses sintomas
Entenda como a alimentação pode contribuir com o alívio desses sintomas e quais são os hábitos que ajudam(...)
A obesidade causa impactos diversos na saúde de seus portadores e pode ocasionar o surgimento de doenças. Conheça as principais:
Diabetes
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 246 milhões de pessoas (cerca de 6% da população adulta mundial) sofrem de diabetes. No Brasil, estima-se que 11 milhões de pessoas tenham a doença.
A epidemia de diabetes tipo 2 está associada diretamente à obesidade. Estresse, hábitos alimentares não saudáveis e vida sedentária são as principais causas da incidência da enfermidade. Nas pessoas com excesso de peso o risco de desenvolver diabetes é três vezes superior ao de pessoas com peso normal.
Problemas articulares
O excesso de peso causado pelo acúmulo de gordura no corpo sobrecarrega todo o organismo, mas a coluna vertebral é afetada de modo particular. Na pessoa obesa, o peso do corpo pressiona as vértebras e desgasta as articulações, podendo ocasionar hérnia de disco.
É comum o paciente sofrer com dores na coluna e nas articulações dos membros inferiores, como joelhos e tornozelos. Com a redução do peso corporal, é possível aliviar a carga sobre a estrutura óssea, suavizar as dores e minimizar a incidência de problemas articulares mais sérios.
Hipertensão arterial
O excesso de peso corporal está diretamente relacionado com a hipertensão arterial. Hábitos de vida não saudáveis, como sedentarismo e consumo exagerado de alimentos industrializados (ricos em sal), ajudam a aumentar os níveis de pressão arterial.
Estudos demonstram que a cirurgia bariátrica tem impacto significativo na melhoria da qualidade de vida e, consequentemente, na saúde, tendo em vista que provoca a redução do índice de massa corpórea e a diminuição da circunferência abdominal, fator relacionado ao aumento da pressão arterial, da frequência cardíaca e dos níveis de colesterol ruim (LDL). O procedimento leva ao aumento do bom colesterol (HDL).
Outras doenças
A condição de obesidade grave está associada também a outros problemas de saúde, como dificuldades respiratórias e apneia do sono, risco aumentado de embolia pulmonar por alterações da coagulação sanguínea e até alguns tipos de câncer (de útero, mama e intestino grosso, entre outros).
Deficiências de vitaminas e minerais também podem estar presentes na obesidade. Muitas pessoas não fazem refeições saudáveis, substituindo-as por comidas gordurosas e frituras, que não fornecem ao organismo os nutrientes necessários.
Fonte: Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica