O que é bom para combater a azia e o refluxo? Mitos e verdades na hora de tratar esses sintomas
Entenda como a alimentação pode contribuir com o alívio desses sintomas e quais são os hábitos que ajudam(...)
Plasma de argônio é uma técnica endoscópica bastante utilizada na endoscopia digestiva. Já foi aplicada, em 2009, para o fechamento de anastomose (emendas entre o estômago e o intestino) realizada na cirurgia bariátrica, procedimento este feito para buscar o efeito restritivo da cirurgia e tratar o reganho de peso do paciente.
Rápido e bastante seguro, o método é feito por endoscopia, sem anestesia geral; além disso possui baixo índice de complicações. Para o tratamento da obesidade, é indicado especialmente para pacientes que realizaram cirurgia do tipo By Pass, também conhecida por Capella, mas que apresentaram reganho de peso dois anos, ou mais, após a realização do procedimento.
A partir de uma endoscopia, é possível avaliar se o paciente é candidato ao procedimento, indicado para quem apresenta anastomose alargada, ou seja, dilatação da costura cirúrgica feita para religar o estômago ao intestino. Exames laboratoriais para avaliar o perfil de coagulação também podem ser pedidos para avaliar o perfil do paciente.
Para a realização do procedimento, o endoscopista passa um cateter com duplo lúmen por dentro do endoscópico até chegar à região que será aplicado o plasma de argônio. Com a corrente elétrica que é disparada pelo lúmen do cateter e do gás argônio liberado por outro lúmen, fenômenos que ocorrem quando ambos se encontram na ponta do cateter próximo a mucosa, é formado o plasma de coagulação que desnatura o tecido. Ao final de todo esse processo é corrigida a anastomose.
Após o procedimento, os pacientes precisam seguir uma dieta adequada prescrita para os próximos 30 dias aproximadamente, que se assemelha a indicada depois da cirurgia bariátrica. Também será necessária a ingestão de medicamento para a proteção do estômago, os mais comuns são: inibidor de bomba de protóns e remédio para a cicatrização do local que foi aplicado o argônio.
Normalmente, são recomendadas três sessões para o fechamento da anastomose. Após o tratamento completo, é importante e necessário associá-lo a outras práticas multidisciplinares e contar sempre com o acompanhamento de um nutricionista e um psicólogo para auxiliar o paciente na perda de peso e correção de distúrbios alimentares que possam levar ao reganho de peso.
Referência: https://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/32323-plasma-de-argonio