O que é bom para combater a azia e o refluxo? Mitos e verdades na hora de tratar esses sintomas
Entenda como a alimentação pode contribuir com o alívio desses sintomas e quais são os hábitos que ajudam(...)
As atividades físicas são essenciais para uma vida saudável e para a prevenção de diversas patologias. Muitos estudos relacionam a prática de atividades até mesmo com o aumento da expectativa de vida, enquanto o sedentarismo e os maus hábitos, tais como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o uso de entorpecentes, estão relacionados ao desenvolvimento de doenças graves.
Popularmente, a pessoa que procura uma academia ou inicia algum esporte busca a perda de peso. Os benefícios, no entanto, são muito superiores: a prática de exercícios, segundo foi comprovado por meio de pesquisas, contribui para o aprendizado; diminui problemas de depressão; ajuda no tratamento de diabetes; melhora a pressão arterial e a frequência cardíaca; reduz as crises de enxaqueca; e previne infartos, derrames, osteoporose e outras doenças. Além disso, as atividades físicas dão mais disposição, aumentam a autoestima e a qualidade do sono, assim como têm o potencial de diminuírem o estresse.
Os exercícios aeróbicos, como caminhada, natação, hidroginástica, bicicleta e dança, estão relacionados com a melhora da oxigenação do coração e dos pulmões e com a diminuição do colesterol ruim (LDL) e triglicérides. Esses treinos são melhores para a promoção da saúde e do bem-estar.
Já para ganhar massa e força, a musculação é o tipo mais indicado. É uma modalidade importante porque aumenta a força, o que ajuda a evitar lesões, e diminui dores lombares. Também reduz o colesterol (LDL) ruim e previne doenças como osteoporose e sarcopenia. Promove, ainda, um ganho estético que, consequentemente, beneficia a autoestima.
Assim, é possível concluir que não importa qual exercício físico será o escolhido, contanto que o sedentarismo seja eliminado com a prática regular de alguma atividade. Contudo, antes de escolher uma dentre as diversas opções disponíveis, considere as necessidades individuais que possui por meio de uma consulta médica. Com a realização de exames, será possível identificar se está apto para a prática da atividade que mais o agrada. Aliás, gostar do exercício escolhido previne o abandono da atividade e torna o hábito mais prazeroso.
Idealmente, as atividades físicas devem ser realizadas por, no mínimo, 30 minutos ao dia e quatro vezes durante a semana. É um tempo pequeno para a quantidade de benefícios obtidos – procure ajustar sua rotina para facilitar a prática!
Fonte: biologianet.com