Exercícios físicos e emagrecimento

Perder peso pode ser uma tarefa desafiadora e, em alguns casos, o desejo de chegar a um resultado rápido pode ainda levar a caminhos perigosos. O que não é indicado. É importante lembrar que praticar atividade física é uma das melhores formas de se emagrecer de maneira saudável.

A prática não age apenas na estética corporal, ela também melhora a saúde cardíaca, modera o colesterol, fortalece o sistema imunológico, auxilia a manutenção da saúde mental, entre tantos outros benefícios. Mas para que esse processo seja realmente efetivo, é preciso obter orientações profissionais antes de partir para a prática de exercícios.

Veja quais pontos precisam de atenção:

1. Procure orientação médica

O treino aeróbico ajuda no emagrecimento porque eleva o gasto calórico do praticante. Durante os exercícios, a temperatura corporal sobe e os batimentos cardíacos aceleram. Devido a essa condição, é fundamental fazer um check-up antes de iniciar as atividades em uma academia, por exemplo. Afinal, com a avaliação, o médico diagnosticará se o seu corpo está em condições de exercer atividades mais intensas ou não. Pessoas com osteoporose, hipertensão e insuficiência cardíaca precisam de mais cautela.

 

2. Conheça e respeite seu limite

Iniciar uma rotina de atividades físicas costuma ser desconfortável nas primeiras semanas, exigindo persistência. Programas de emagrecimento, principalmente, levam tempo até alcançar o condicionamento físico adequado. Por isso, é preciso respeitar os limites do corpo e conquistar sucesso no desempenho progressivamente, sem exageros. Não force seu corpo a meia hora de esteira, por exemplo, caso seja suportável apenas dez minutos no começo. Além disso, quando o cansaço for excessivo, dê uma pausa. Na dúvida, consulte o instrutor de sua academia para que ele possa avaliar até que ponto você deve se esforçar.

 

3. Escolha atividades prazerosas

Exercício físico não deve ser um sacrifício para ninguém. A dica para emagrecer com saúde é encontrar o treino que mais tenha o seu perfil. Você pode começar com caminhadas e depois, quem sabe, evoluir para uma corrida. Andar de bicicleta e realizar atividades na água, como natação e hidroginástica, também são uma boa alternativa para perder peso. Para quem prefere atividades em grupo, vôlei, basquete e aulas de dança são opções que podem ser consideradas. Em todo caso, o importante é manter a frequência e a regularidade da prática, exercitando-se, pelo menos, três vezes por semana.

 

4. Reforce a musculatura

O treino de força também faz parte do emagrecimento saudável. Por meio dele é que o corpo cria massa magra, que ajuda a proteger os ossos e as articulações. Mais uma vez, a dica nesse caso é escolher atividades prazerosas, de acordo com a liberação de seu médico. A musculação costuma ser a escolha da maioria das pessoas, mas há também variações mais intensas, como o crossfit, que tem ganhado força e popularidade nos últimos anos. Para quem prefere atividades mais tranquilas, yoga ou natação são ótimas opções para o tônus muscular.

 

5. Cultive hábitos saudáveis

Por fim, é importante reforçar que o processo de emagrecimento não depende apenas da prática de exercícios físicos. É preciso associar a atividade a outros hábitos saudáveis, como dieta balanceada, uma boa noite de sono e, até mesmo, um hobby para aliviar o estresse. É o conjunto de todos os esforços que resultará de maneira benéfica na saúde e no bem-estar de quem deseja abandonar o sobrepeso e ter uma vida saudável.

 

Fonte: Canal Spatz3