O que é bom para combater a azia e o refluxo? Mitos e verdades na hora de tratar esses sintomas
Entenda como a alimentação pode contribuir com o alívio desses sintomas e quais são os hábitos que ajudam(...)
Pioneiro na técnica de gastroplastia endoscópica, método pouco invasivo para o tratamento da obesidade, Dr. Rafael Pasqualini de Carvalho foi convidado a participar do I Consenso Brasileiro de Gastroplastia Endoscópica. No encontro, realizado em São Caetano do Sul (SP), reuniram-se os principais especialistas do Brasil na área – foram 47 endoscopistas brasileiros com experiência no procedimento.
Na ocasião, foi apresentada a normatização da técnica, que envolve cuidados no pré e pós-operatórios e as contraindicações, um passo importante uma vez que a adoção do procedimento segue em crescimento em todo o mundo. Recentemente, o consenso foi publicado em uma importante revista internacional, a Obesity Surgery (conheça neste link), com a descrição das recomendações práticas e a padronização de técnicas.
A publicação reforça a importância do método, praticado pelo Dr. Rafael desde 2017. Pela técnica, são realizados pontos internos no estômago por meio do tubo de endoscopia, reduzindo o órgão e, consequentemente, levando o paciente a comer menos. Por se tratar de um método endoscópico, não há cortes no abdômen e também não há necessidade de internação.
Para mais informações sobre a técnica, basta agendar um horário presencial com o especialista, pelos contatos (16) 3519-4444 e pasqualini32@gmail.com.