O que é bom para combater a azia e o refluxo? Mitos e verdades na hora de tratar esses sintomas
Entenda como a alimentação pode contribuir com o alívio desses sintomas e quais são os hábitos que ajudam(...)
A gastroplastia endoscópica, também conhecida como endosutura, é um método para tratamento da obesidade. Por meio de um aparelho de endoscopia, conecta-se um dispositivo moderno, denominado Apollo Overstitch, que é capaz de realizar suturas no estômago com fios cirúrgicos, reduzindo o tamanho e funcionamento do órgão. As alterações levam o paciente a comer menos e, consequentemente, a perder peso.
O paciente ideal para a técnica é aquele com índice de massa corpórea (IMC) entre 30 e 40, ou seja, com obesidade graus I e II. O procedimento é realizado em um centro cirúrgico, sob anestesia, e demora em média 1 hora. A alta médica acontece no mesmo dia.
Por tratar-se de procedimento endoscópico, não há cortes no abdômen e a recuperação é rápida. O paciente fica apto para suas atividades após 3 dias, em média, com exceção de atividades extenuantes, que são liberadas após 40 dias do procedimento.
O primeiro passo para quem deseja realizar a gastroplastia endoscópica é agendar uma avaliação com um médico especialista. O acompanhamento multidisciplinar com nutricionista, educador físico e psicólogo é mandatório, tendo em vista que a obesidade é uma doença multifatorial.